quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

XXI SNEF reúne várias temáticas em exposição de painéis

XXI SNEF
Isabela Lavor

Entre às 08 e 10 horas do dia 28/01,  aconteceu a exposição de painéis, no hall do bloco 5O.  Havia espaço para aproximadamente 100 trabalhos, no local. Um aspecto relevante foi a variedade de temas e abordagens presentes nos painéis.
Alunas do Curso de Física conferem exposição de painéis no XXI  SNEF
foto: Gilberto Pereira / UFU
Em se tratando de educação ambiental, a aluna Fabiana A. Santos, da Universidade Federal do ABC expôs o painel “Aproximação entre ensino de física e questões socioambientais: uma análise dos trabalhos publicados na área de ensino”. A metodologia de Santos foi o estudo de 135 artigos sobre o tema pesquisado.
O professor José Bohland apresentou um painel intitulado “Dilatação térmica: o que os livros não dizem e o que os alunos compreendem”. Segundo Bohland, a ideia do trabalho surgiu de uma pergunta feita por um aluno em uma de suas aulas, que ao calcular o aquecimento e o resfriamento de uma barra de ferro, observou que os resultados não batiam.

Um painel que atraiu bastante a atenção do público foi o do aluno Thiago V. Valério. Seu trabalho foi um “Modelo dinâmico para o ensino das fases da lua”, que é um tutorial para construir um kit instrumental para simular a órbita da lua em torno da Terra. Segundo Valério, as sugestões de uso são: Explicar a Super Lua, eclipses e a mudança da cor da lua e outros fenômenos.

0 comentários:

Postar um comentário