quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Os periódicos científicos como norteadores do Ensino de Física

XXI SENF
Priscila Diniz

         O Papel dos Periódicos Científicos na Difusão da Produção do Conhecimento em Ensino de Física” foi o tema da palestra ministrada no XXI SNEF pelo docente do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Roberto Nardi. Com base na questão “Como os periódicos nacionais tem sido utilizados na pesquisa e no ensino?”, as discussões ficaram em torno da utilização dos periódicos nacionais na formação inicial e continuada de professores, dos periódicos de outras áreas de ensino e dos periódicos internacionais.

Roberto Nardi explica que os periódicos científicos servem de apoio à graduação
foto: Equipe Professor Dionízo da UFTM
Para Nardi, os periódicos nacionais precisam servir como apoio à Licenciatura, instruindo sobre a difusão da comunicação científica, a favor do aprendizado, e estar presentes na formação continuada dos professores. Além disso, ele chama a atenção para a necessidade de um trabalho conjunto entre o pesquisador e a escola. “Os pesquisadores não entendem a realidade da escola. O que vivenciamos na escola pública está longe de algumas propostas dos pesquisadores” avalia.

Os professores que acompanharam a palestra se identificaram com a didática proposta por Nardi
foto: Gilberto Pereira
           Quanto à formação de professores, de acordo com Nardi, no ensino superior, especialmente na licenciatura, os professores precisam verificar como estão formando seus alunos. “O sistema de ensino-aprendizagem deve ser analisado antes de começar a dar aulas, já que muitas das vezes a própria didática ou a falta dela, para ensinar a ser professor, não aborda o estudo científico e a preparação teórica o suficiente para dar consistência e dinamismo para o futuro profissional”, enfatiza.

Nardi explica as vivências como influentes
no processo de ensino-aprendizagem.
foto: Gilberto Pereira - UFU
 Sobre os periódicos de outras áreas de ensino, Nardi acredita no envolvimento interdisciplinar de assuntos para resolução de questões mais complexas e na inserção da Física como uma ciência natural, como a Química e a Biologia são tratadas no ensino básico. O professor apontou que a própria cultura brasileira pensa a Física como uma ciência complexa e pouco importante e, em consequência disso,  lamenta sobre a o número escasso de profissionais da área que seguem no magistério. Para Nardi, não é apenas o salário que deixa os físicos desanimados com a Licenciatura ,outras questões como, benefícios trabalhistas e comodidade fazem com que os profissionais da área da Física migrem para concursos de outras áreas. Ainda, segundo Nardi, os periódicos com temáticas variadas podem servir como direcionadores de uma produção de difusão eficaz do ensino. Ou seja, já que o físico consegue trabalhar em outras áreas afins, periódicos variados influenciariam diretamente na soma de conhecimentos a serem aplicados em sala de aula.

            No último parâmetro da questão, foram abordados os periódicos internacionais. Nardi discutiu alguns aspectos sobre as origens e evolução da pesquisa em educação científica no Brasil, e falou sobre sua contribuição com o conhecimento produzido apresentado em periódicos e eventos internacionais da Física. Neste âmbito, foi mencionada a revista Scientific Eletronic Library Onine (SCIELO), fruto de projeto de pesquisa desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa d Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).
   
      
          

   

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