terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Olimpíada Brasileira de Física e o Ensino de Física nos Níveis Fundamentais e Médio

XXI SNEF
Priscila Diniz
        Às 19 horas  do dia 26 de janeiro, iniciaram-se as palestras do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física,  na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica. O professor  Euclydes Marega Júnior , da Universidade de São Paulo (USP) e  coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas (OBFEP), ministrou a palestra "A Olimpíada Brasileira de Física e o Ensino de Física nos Níveis Fundamentais e Médio".

Euclydes Marega conta como funciona a OBF
Segundo Marega, "o governo brasileiro vem,  nos últimos anos, estimulando ações que visam fortalecer e criar novos eventos que levem os alunos a ter maior interesse pelo conhecimento e também como forma de estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas". Para ele, este é o caso das Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática, Química, Astronomia e Biologia que recebem, anualmente, financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na palestra, a OBF é citada como fonte de motivação
foto: arquivo oficial site OBF
O professor Marega explica que trata-se de eventos à nível nacional em que os estudantes do ensino médio e fundamental participam de uma série de atividades que têm como objetivo estimular o estudo de ciências e matemática. Ele enfatiza que os principais objetivos do Programa Olimpíada Brasileira de Física são despertar e estimular nos alunos do ensino médio e fundamental o interesse pela Física e pela ciência, em geral; proporcionar desafios intelectuais de ordem científica aos estudantes; identificar os estudantes talentosos em Física preparando-os para as Olimpíadas Internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas; motivar professores e estudantes para o estudo e aprendizagem da Física; desenvolver nos estudantes habilidades exigidas para pesquisa na área de Física; proporcionar atividades de atualização para professores com o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino, bem como proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino tanto na área experimental, como na área de simulações e na análise e resolução de problemas; investigar e adquirir informações sobre os limites e possibilidades dos estudantes do ensino fundamental e médio com relação ao conhecimento nas respectivas faixas etárias e níveis de escolaridade; contribuir para a investigação do processo ensino-aprendizagem de Física; aproximar o pesquisador da Universidade dos professores e estudantes do ensino médio e fundamental; contribuir para a realização de diagnósticos dos currículos escolares do ensino médio e fundamental.



   

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