segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Está aberto oficialmente o XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física

XXI SNEF
Abertura do XIX SNEF realizada no Center Convention ///créditos: Bruno Prado

Bruno Prado e Michelli Rosa

     Foi realizada nesta manhã, 26, a cerimônia de abertura oficial do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, no Center Convention do Center Shopping em Uberlândia. O evento contou com a presença do vice-prefeito Paulo Vitiello Filho, do secretário municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia Vitorino Alves da Silva, do vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia Eduardo Guimarães, da pró-reitora de graduação Marisa de Paula Naves, do diretor do Instituto de Física (INFIS/UFU) Tomé Mauro Schmidt, do presidente da comissão organizadora do evento,Eduardo Takahashi e do atual presidente da Sociedade Brasileira de Física, Ricardo Galvão.
   Dentre as principais questões lembradas pelas autoridades estão a realidade do ensino de física nas escolas públicas brasileiras, a valorização de professores da área e o desenvolvimento de trabalhos científicos. Ao ser questionado sobre a importância do evento para a cidade, o vice-prefeito Paulo Vitiello disse que "a grande revolução de um país e sua sociedade se dá por meio da educação, e esse Simpósio vem de encontro ao que a gente prega. [...] Não se faz educação só na escola, faz-se em todos os cantos da cidade. Uberlândia se sente orgulhosa, porque isso incentiva os físicos e químicos que vão os representar em uma sociedade futura e melhor".
   Para Marisa Naves, "o evento tem uma importância gigantesca. O ensino de Física tem questões não resolvidas (evasão, reprovação e abandono), fruto de uma dificuldade de entrosamento entre os alunos e o conteúdo. Esse evento mostra o quanto estamos empenhados em compreender essa realidade e supera-la, e a programação é bem dirigida a certas questões de modo a encontrar as melhores alternativas. A Programação segue até o dia 30, no Center Convention e nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, campus Santa Mônica.

0 comentários:

Postar um comentário