quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Mesas Redondas discutem propostas curriculares e evasão nos cursos de Física

XXI SNEF
Isabela Lavor

No período de 10:30 até 12:30 do dia 28/01,  aconteceram as mesas redondas, nos anfiteatros 5O-ABCB, 5S, 5R-ABCD e 3Q. Foram vários temas e aspectos abordados.

A mesa redonda “Física moderna no ensino médio: entre propostas curriculares e a realidade escolar” foi composta por: Débora Coimba (UFU-coordenadora), Mikael Frank Rezende Junior (UNIFEI), Marisa Almeida Cavalcante (PUC-SP), Marcelo Alves Barros (USP-São Carlos). Júnior citou em sua fala que a essência do evento é realizar discussões próximas e reais. Já, Coimbra destacou a importância de discutir “a formação inicial e continuada dos professores”.

“A evasão nos cursos de licenciatura em Física: Causas e consequências” foi o tema de outra mesa redonda. Os integrantes da mesa foram: Sandro Rogério Vargas Ustra (UFU- coordenador), Luciana Massi (Unesp Araraquara), Renato Santos Araújo (UFRJ) e Ana Paula Damato Bemfeito (IFRJ).


Massi explicou os caminhos para a permanência na licenciatura e afirmou que deve haver um encaixe entre a instituição e o aluno para que ele continue na Universidade. Bemfeito citou o caso do curso de Licenciatura em Física do IFRJ- Campus Volta Redonda, em que o índice de evasão caiu consideravelmente.

0 comentários:

Postar um comentário