terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Aprender e se divertir

XXI SNEF
Nayane Dominique

A mostra experimentoteca de Fisica é um projeto desenvolvido por alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Catalão.  Eles apresentaram diversos experimentos de baixo custo levados para sala de aula, a fim de auxiliar no conhecimento dos eventos físicos. “É diferente da forma teórica quadro e giz que muitas vezes não rende, e com os experimentos, os alunos prestam mais atenção, perguntam, tem mais curiosidade”, observa Bruna Laís, integrante do projeto.

Brinquedo apresentado na experimentoteca dos alunos UFG
A exposição “Avaliando a Física de forma lúdica” foi direcionada pelo professor Douglas de Melo que criou um jogo no curso Lato Sensu de Pós- Graduação em Ensino de Ciências modalidade Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). O jogo, batizado de túmulos físicos, é aplicado nas salas de aula por muitos professores da rede estadual de educação do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de oferecer dinâmica no processo de aprendizagem da Física.

O professor Melo, utilizou o jogo em turmas do Ensino Médio como método de avaliação. Baseado na proposta do jogo “Banco imobiliário”, o projeto explicita no “túmulos físicos” todos os conteúdos estudados na matéria de Física, durante o ano letivo.


“A gente consegue uma interação bem maior com os alunos, é uma outra forma de aplicar o conteúdo, eu acho que nós professores podemos trabalhar com jogo, com experimento. A questão é diversificar a metodologia do ensino”, salienta Melo.



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