quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Painéis reúnem várias temáticas sobre Física

XXI SNEF
Nayane Dominique


O período da manhã do quarto dia de atividades do XXI Simpósio Nacional de Física, começou com a apresentação de painéis. Os alunos, professores e pesquisadores tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre os mais diversos assuntos relacionados ao campo da física.

O Painel: Construção e uso de um Jornal Mural e suas perspectivas de ensino e parceria em um ambiente escolar, apresentou o Jornal que é desenvolvido por integrantes do PIBID da UFMG em parceria com uma escola pública estadual de Belo Horizonte. Os alunos do ensino médio participam da construção do jornal “Ciência em foco”, junto aos bolsistas e aos professores de física que supervisionam o projeto.


Painéis são apresentados no saguão do Bloco 5R.


O jornal Mural tem várias seções com editorial, tirinhas de humor, acontecimentos da escola, perguntas dos alunos aos professores e relatos de alunos. A física também tem parcerias com outras disciplinas na produção do jornal: matemática, biologia e português. “Fizemos um questionário para saber a resposta dos alunos e descobrimos que, as seções que eles mais se identificam, são as que eles podem participar diretamente, conclui Alfonso Chíncaro, professor supervisor do projeto.
Para acessar as edições online do jornal acesse:                   http://curtindofisicanoiemg.blogspot.com.br/

Outro painel apresentado foi: Música: Teoria e experimentação na acústica e no eletromagnetismo. Na sala de aula, os professores utilizam os instrumentos como o Violão e a Guitarra, para exemplificar o funcionamento dos instrumentos acerca dos conteúdos de acústica e eletromagnetismo.

Essa proposta de ensino está em fase de teste e está sendo aplicada no projeto PIBID do Instituto Federal do Pará, Campus Bragança , chamado “Caravana da Física”. Neste evento, são ofertados vários minicursos e oficinas com novas propostas no ensino de Física. Marcos Afonso, integrante do projeto conta como os alunos das escolas percebem esta iniciativa. “Eles dizem que gostaram do minicurso, que dá vontade de fazer física. Eu não gosto da imagem que o professor esta sempre acima do aluno, gosto de me relacionar com eles e me sinto orgulhoso em despertar o interesse por física neles.”

0 comentários:

Postar um comentário