terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Novo olhar para aprendizagem de física

XXI SNEF
Nayane Dominique


Muita movimentação no segundo dia de atividades do SNEF. Foram realizadas palestras, mostras, exposições, oficinas e cursos, além das comunicações orais, momento em que foram apresentados trabalhos e projetos que ressaltam a importância das novas linguagens para a aprendizagem de Física.
Exposições movimentam Simpósio.
foto: Gilberto Pereira - UFU

Eduardo Oliveira, estudante de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um dos responsáveis pelo projeto “Física em quadrinhos”. De acordo com Oliveira, os quadrinhos têm como intuito mostrar a Física presente no cotidiano e retratá-la com humor, para assim, despertar o interesse dos alunos. “A forma lúdica é um primeiro motivador para atrair a atenção dos alunos, eles acham legal e depois querem aprender a Física,” afirma.

O doutorando conta que o projeto foi aplicado em uma escola federal do Rio de Janeiro e  que, depois de analisar os alunos, foi possível observar que os quadrinhos possibilitavam a discussão do conteúdo, melhorando assim o diálogo entre os professores e alunos.

Outro trabalho que ressaltou as diferentes formas de aprender foi a atividade lúdica no ensino de magnetismo: brincando com a bússola na escola. O trabalho foi realizado por alunos do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(IFNMG), com uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual.

Na prática, os alunos da escola aprenderam a construir uma bússola e depois desenvolveram uma competição. Para isso, a turma foi dividida em dois grupos e cada equipe teria que completar um caminho preestabelecido, utilizando a bússola. A equipe que completasse o caminho em menor tempo seria a campeã”, explica.


Por último, os integrantes do PIBID fizeram um questionário com os alunos da escola e descobriam que esta atividade lúdica contribuiu para que os alunos se interessassem pela matéria de magnetismo e aumentasse a participação deles durante as aulas.

0 comentários:

Postar um comentário