quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ensino Médio também é debate no XXI SNEF

XXI SNEF
Bruno Prado


            A sala 307 do bloco 5O-A recebeu, na tarde desta quinta-feira, 29, a apresentação do trabalho “Ensino Médio na visão dos alunos: aproximações e distanciamentos”, desenvolvido por Eliana de Brito, licenciada em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob orientação de Alexandro Tenório. O objetivo é entender a realidade atual do Ensino Médio pelo olhar dos estudantes.

            O desenvolvimento da pesquisa se baseou em uma roda de conversa feita com alunos do 2º ano de uma escola pública da região metropolitana de Recife, motivados pela pergunta “Por que você está no Ensino Médio?”. Dentre as respostas obtidas, observou-se a visão dos estudos enquanto obrigação, crescimento intelectual, possibilidades de um futuro profissional melhor, complemento do ensino fundamental e porta para o ensino superior.
 
Eliana de Brito explora a temática do ensino médio
Foto: Bruno Prado

            Ao relacionar tais aspectos com a versão atualizada da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a pesquisadora observou que houve semelhança entre as expectativas da LDB e dos alunos, mas não houve menção do ensino médio enquanto possibilidade de contato com tecnologias. Questionada sobre essa relação, Eliana acredita que os meios tecnológicos podem ajudar no processo educativo. “Eu já tive experiências de como ensinar Física utilizando celular com telas sensíveis ao toque e outros instrumentos, mas não há uma receita pronta, tudo depende de um contexto. Às vezes uma sala desenvolve um grande projeto desse tipo, mas outra, do mesmo ano, pode não se adaptar”.

0 comentários:

Postar um comentário