terça-feira, 27 de janeiro de 2015

30 Anos do Grupo de Reelaboração de Ensino de Física (GREF)

XXI SNEF
Priscila Diniz

Yassuko Hosoume diz que "Escrever para professor é
completamente diferente de escrever para aluno".
foto: Priscila Diniz
Yassuko Hosoume, professora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), ministrou neste XXI Simpósio de Ensino de Física (SNEF) palestra: "30 Anos do Grupo de Reelaboração de Ensino de Física (GREF) ". Segundo as informações contidas no resumo de Hosoume o projeto GREF teve seu início, em 1984, com professores da USP com o objetivo de tornar significativo o aprendizado da Física para todos os alunos por meio da sua relevância prática e da sua universalidade. "E para atingir esse objetivo maior, o projeto foca suas ações na formação do professor de Física", disse Hosoume. 

A professora explica que o GREF trabalha com a proposta metodológica diferente do ensino tradicional. O objetivo é auxiliar os professores de ensino de física na formação básica, e, uma maneira interessante para fazer isso é promover formação continuada e auxiliar na produção do material do professor na sala de aula. É uma proposta metodológica diferenciada do ensino tradicional, que tinha como objetivo auxiliar os professores de ensino de física na formação básica, promovendo formação continuada e produzindo o material do professor para sala de aula.

As pesquisas realizadas demonstraram certo descontentamento no aprendizado dos alunos das escolas públicas de São Paulo. Dentre os resultados da análise: grande parte dos professores de física não domina os conhecimentos da própria física nem possui preparação didática especifica, visto que a maior parte dos professores tem formação em matemática ou em outras disciplinas; o ensino de Física na prática não promove um aprendizado significativo, que permita ao estudante compreender os fenômenos, os objetos, os aparelhos e os fatos presentes em sua vida cotidiana ou em sua atividade profissional.

As soluções propostas pelo GREF foram: promover a formação continuada em serviço de professores de física do segundo grau; desenvolver uma proposta curricular articulada e conceitual, que garanta um ensino ativo e significativo, permitindo ao estudante a compreensão de processos, fenômenos e fatos da vida, sem perder a visão geral dos fundamentos e princípios da Física;



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