terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Estratégias de ensino-aprendizagem em Física

XXI SNEF
Priscila Diniz

   

  "Estratégias de ensino-aprendizagem em física: a influência dos três momentos pedagógicos" foi a temática trabalhada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Marta Castanho Almeida Pernambuco, no XXI Simpósio de Ensino de Física.


Marta Maria Castanho explica influência dos três momentos pedagógicos
foto: Gilberto Pererira - UFU

 Segundo a professora, os três momentos pedagógicos (Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) "são uma estratégia de ensino e organização curricular que vem sendo utilizada em várias ações que visam a prática sistemática do diálogo".

   Castanho explica que a prática deste projeto funcionou da seguinte forma: foi usada a estratégia visam a mediação sistemática do diálogo.


    O projeto foi inspirados nas ideias de Paulo Freire, sobre redução temática foram sistematizados e utilizados por Delizoicov, Angotti, Pernambuco e Gouvea da Silva orientando a organização de propostas curriculares, o sequenciamento de conteúdos e a elaboração planos de aula. 


   A aplicação deste projeto nas salas de aula apontou falhas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando a ànalise do primeiro momento foi concluída (Estuda da Realidade). Segundo a professora, o resultado da garantia de conhecimento mostrou como a didática deve ser repensada ao trabalhar questões consideradas perplexas para os alunos. Ela acrescenta que estudar a realidade, organizar o conhecimento e só então aplicá-lo é uma boa maneira de garantir o aprendizado em quaisquer que sejam as áreas.



Durante a palestra, Maria Marta Castanho chamou a atenção para a formação dos futuros professores
Foto: Equipe Professor Dionízio da UFTM

0 comentários:

Postar um comentário