Segundo
a professora, os três momentos pedagógicos (Estudo da Realidade, Organização do
Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) "são uma estratégia de ensino e
organização curricular que vem sendo utilizada em várias ações que visam a
prática sistemática do diálogo".
Castanho explica que a prática deste projeto funcionou da seguinte forma: foi usada a estratégia visam a mediação sistemática do diálogo.
O projeto foi inspirados nas ideias de Paulo Freire, sobre redução temática foram sistematizados e utilizados por Delizoicov, Angotti, Pernambuco e Gouvea da Silva orientando a organização de propostas curriculares, o sequenciamento de conteúdos e a elaboração planos de aula.
A aplicação deste projeto nas salas de aula apontou falhas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando a ànalise do primeiro momento foi concluída (Estuda da Realidade). Segundo a professora, o resultado da garantia de conhecimento mostrou como a didática deve ser repensada ao trabalhar questões consideradas perplexas para os alunos. Ela acrescenta que estudar a realidade, organizar o conhecimento e só então aplicá-lo é uma boa maneira de garantir o aprendizado em quaisquer que sejam as áreas.
Castanho explica que a prática deste projeto funcionou da seguinte forma: foi usada a estratégia visam a mediação sistemática do diálogo.
O projeto foi inspirados nas ideias de Paulo Freire, sobre redução temática foram sistematizados e utilizados por Delizoicov, Angotti, Pernambuco e Gouvea da Silva orientando a organização de propostas curriculares, o sequenciamento de conteúdos e a elaboração planos de aula.
A aplicação deste projeto nas salas de aula apontou falhas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando a ànalise do primeiro momento foi concluída (Estuda da Realidade). Segundo a professora, o resultado da garantia de conhecimento mostrou como a didática deve ser repensada ao trabalhar questões consideradas perplexas para os alunos. Ela acrescenta que estudar a realidade, organizar o conhecimento e só então aplicá-lo é uma boa maneira de garantir o aprendizado em quaisquer que sejam as áreas.
![]() |
Durante a palestra, Maria Marta Castanho chamou a atenção para a formação dos futuros professores Foto: Equipe Professor Dionízio da UFTM |
0 comentários:
Postar um comentário