XXI SNEF
Bruno Prado
A sala 307 do
bloco 5O-A recebeu, na tarde desta quinta-feira, 29, a apresentação do trabalho
“Ensino Médio na visão
dos alunos: aproximações e distanciamentos”, desenvolvido por Eliana de Brito, licenciada
em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob orientação
de Alexandro Tenório. O objetivo é entender a realidade atual do Ensino Médio
pelo olhar dos estudantes.
O desenvolvimento da pesquisa se baseou em uma roda de
conversa feita com alunos do 2º ano de uma escola pública da região
metropolitana de Recife, motivados pela pergunta “Por que você está no Ensino
Médio?”. Dentre as respostas obtidas, observou-se a visão dos estudos enquanto
obrigação, crescimento intelectual, possibilidades de um futuro profissional
melhor, complemento do ensino fundamental e porta para o ensino superior.
Ao relacionar tais aspectos com a versão atualizada da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a pesquisadora observou que houve
semelhança entre as expectativas da LDB e dos alunos, mas não houve menção do
ensino médio enquanto possibilidade de contato com tecnologias. Questionada
sobre essa relação, Eliana acredita que os meios tecnológicos podem ajudar no
processo educativo. “Eu já tive experiências de como ensinar Física utilizando
celular com telas sensíveis ao toque e outros instrumentos, mas não há uma
receita pronta, tudo depende de um contexto. Às vezes uma sala desenvolve um
grande projeto desse tipo, mas outra, do mesmo ano, pode não se adaptar”.
0 comentários:
Postar um comentário