XXI SNEF
Nayane Dominique
A mostra experimentoteca de Fisica
é um projeto desenvolvido por alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus
Catalão. Eles apresentaram diversos
experimentos de baixo custo levados para sala de aula, a fim de auxiliar no
conhecimento dos eventos físicos. “É diferente da forma teórica quadro e giz
que muitas vezes não rende, e com os experimentos, os alunos prestam mais
atenção, perguntam, tem mais curiosidade”, observa Bruna Laís, integrante do
projeto.
![]() |
Brinquedo apresentado na experimentoteca dos alunos UFG |
A exposição “Avaliando a Física de forma lúdica” foi direcionada pelo
professor Douglas de Melo que criou um jogo no curso Lato Sensu de Pós-
Graduação em Ensino de Ciências modalidade Física da Universidade Federal
Fluminense (UFF). O jogo, batizado de túmulos físicos, é aplicado nas salas de
aula por muitos professores da rede estadual de educação do estado do Rio de
Janeiro, com o intuito de oferecer dinâmica no processo de aprendizagem da Física.
O professor Melo, utilizou o jogo em turmas do Ensino Médio como método
de avaliação. Baseado na proposta do jogo “Banco imobiliário”, o projeto
explicita no “túmulos físicos” todos os conteúdos estudados na matéria de Física,
durante o ano letivo.
“A gente consegue uma interação
bem maior com os alunos, é uma outra forma de aplicar o conteúdo, eu acho que
nós professores podemos trabalhar com jogo, com experimento. A questão é
diversificar a metodologia do ensino”, salienta Melo.
0 comentários:
Postar um comentário