XXI SNEF
Priscila Diniz
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Yassuko Hosoume diz que "Escrever para professor é completamente diferente de escrever para aluno". foto: Priscila Diniz |
Yassuko Hosoume, professora do Instituto de Física da Universidade de
São Paulo (USP), ministrou neste XXI Simpósio de Ensino de Física
(SNEF) palestra: "30 Anos do Grupo de Reelaboração de Ensino de
Física (GREF) ". Segundo as informações contidas no resumo de Hosoume
o projeto GREF teve seu início, em 1984, com professores da USP com o objetivo
de tornar significativo o aprendizado da Física para todos os alunos por meio
da sua relevância prática e da sua universalidade. "E para atingir esse
objetivo maior, o projeto foca suas ações na formação do professor de
Física", disse Hosoume.
A professora explica que o GREF trabalha com a proposta metodológica
diferente do ensino tradicional. O objetivo é auxiliar os professores de ensino
de física na formação básica, e, uma maneira interessante para fazer isso é
promover formação continuada e auxiliar na produção do material do professor na
sala de aula. É uma proposta metodológica diferenciada do ensino tradicional,
que tinha como objetivo auxiliar os professores de ensino de física na formação
básica, promovendo formação continuada e produzindo o material do professor
para sala de aula.
As pesquisas realizadas demonstraram certo descontentamento no
aprendizado dos alunos das escolas públicas de São Paulo. Dentre os resultados
da análise: grande parte dos professores de física não domina os conhecimentos
da própria física nem possui preparação didática especifica, visto que a maior
parte dos professores tem formação em matemática ou em outras disciplinas; o
ensino de Física na prática não promove um aprendizado significativo, que
permita ao estudante compreender os fenômenos, os objetos, os aparelhos e os
fatos presentes em sua vida cotidiana ou em sua atividade profissional.
As soluções propostas pelo GREF foram: promover a formação continuada em
serviço de professores de física do segundo grau; desenvolver uma proposta
curricular articulada e conceitual, que garanta um ensino ativo e
significativo, permitindo ao estudante a compreensão de processos, fenômenos e
fatos da vida, sem perder a visão geral dos fundamentos e princípios da Física;
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