XXI SNEF
Priscila Diniz
Às
19 horas do dia 26 de janeiro, iniciaram-se
as palestras do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica. O professor Euclydes Marega Júnior , da Universidade de
São Paulo (USP) e coordenador
geral da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de
Física nas Escolas Públicas (OBFEP), ministrou a palestra "A Olimpíada
Brasileira de Física e o Ensino de Física nos Níveis Fundamentais e
Médio".
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Euclydes Marega conta como funciona a OBF |
Segundo Marega, "o governo
brasileiro vem, nos últimos anos, estimulando
ações que visam fortalecer e criar novos eventos que levem os alunos a ter
maior interesse pelo conhecimento e também como forma de estimular jovens a
seguir carreiras científico-tecnológicas". Para ele, este é o caso das
Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática, Química, Astronomia e Biologia
que recebem, anualmente, financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq).
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Na palestra, a OBF é citada como fonte de motivação foto: arquivo oficial site OBF |
O professor Marega explica que trata-se de
eventos à nível nacional em que os estudantes do ensino médio e fundamental
participam de uma série de atividades que têm como objetivo estimular o estudo
de ciências e matemática. Ele enfatiza que os principais objetivos do Programa
Olimpíada Brasileira de Física são despertar e estimular nos alunos do ensino
médio e fundamental o interesse pela Física e pela ciência, em geral;
proporcionar desafios intelectuais de ordem científica aos estudantes; identificar
os estudantes talentosos em Física preparando-os para as Olimpíadas
Internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas;
motivar professores e estudantes para o estudo e aprendizagem da Física;
desenvolver nos estudantes habilidades exigidas para pesquisa na área de Física;
proporcionar atividades de atualização para professores com o desenvolvimento
de novas tecnologias de ensino, bem como proporcionar o desenvolvimento de
novas metodologias de ensino tanto na área experimental, como na área de
simulações e na análise e resolução de problemas; investigar e adquirir
informações sobre os limites e possibilidades dos estudantes do ensino
fundamental e médio com relação ao conhecimento nas respectivas faixas etárias
e níveis de escolaridade; contribuir para a investigação do processo
ensino-aprendizagem de Física; aproximar o pesquisador da Universidade dos
professores e estudantes do ensino médio e fundamental; contribuir para a
realização de diagnósticos dos currículos escolares do ensino médio e
fundamental.
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